Aprenda como fazer Cappuccino Caseiro Cremosos perfeito

Aprenda como fazer Cappuccino Caseiro Cremosos perfeito

Se você já provou um cappuccino, sentiu seu cheiro, seu sabor e sua textura, sabe o quanto seu mundo seria melhor se tivesse um desses sempre à sua disposição. Mas fazer um bom cappuccino não é tão simples quanto a televisão faz parecer. Mas se você pretende quebrar essa barreira de aprendizado, que nem é das mais altas, então siga minhas palavras e você terá suas respostas.

Se você procurar, vai encontrar várias e várias formas de fazer um cappuccino cremoso. Cada uma valorizando uma característica diferente, como a textura, a cremosidade, o sabor ou a praticidade. Vou tentar ser tão abrangente quanto possível, mas essa é a forma que eu prefiro pra fazer o meu cappuccino.

O que você precisa para seu Cappuccino?

Café extraforte (50g)

Leite em pó ou integral (300g)

Açúcar (2 xícaras de chá)


O que você pode querer?

Chocolate em pó (3 colheres de chá)

Canela (a gosto)

Água

Primeiro, bata o pó de café, a água e o açúcar em um liquidificador ou com um batedor manual, do tipo que se usa em massa de bolo. Caso esteja usando leite em pó, ele pode ser adicionado antes dos demais ingredientes. Lembre-se sempre de colocar a parte líquida (água ou leite) da mistura primeiro, para evitar que o pó de café e o açúcar não formem um agregado seco por dentro. Bata por 30 segundos e verifique se está com uma aparência homogênea e se a textura ficou um pouco mais densa que o leite, mas não tanto a ponto de parecer brigadeiro de colher. Se passar do ponto, adicione um pouco mais de água para diluir e bata novamente por 10 segundos. Não precisa ficar perfeito, apenas tem que estar ao seu gosto.

capucino3.jpgCaso você queira, pode adicionar canela ou chocolate em pó à mistura, para dar um sabor mais doce, além de deixar a mistura um pouco mais densa. Porém, eu falo por experiência própria: coisas doces, como bolos, biscoitos e chocolate, tendem a inibir os sensores da língua para esse sabor. Sendo assim, comer algo doce e em seguida beber um café com açúcar fará com que você sinta apenas a parte amarga do café. Caso você não saiba quanto açúcar seus convidados preferem, não tem problema. Ele pode ser adicionado apenas na hora de servir. Mas eu acho melhor quando ele fica agregado ao creme.

Em seguida, a mistura pode ser armazenada em um congelador para uso futuro. Se for deixada em temperatura ambiente, ela logo irá se degradar. Porém, no congelador, ela permanece líquida e estará pronta para servir sempre que você quiser. É até melhor deixar a mistura esfriar antes de servir, pois isso ajuda a dar aquela espuma característica de todo cappuccino. Já, já explico essa parte.

Na hora de servir, aqueça 3/4 de uma caneca de leite e complete o resto com mistura. Depois mexa até que as duas partes se misturem e a espuma se forme naturalmente. Se tiver usado a mistura gelada, essa camada deve ficar mais marcada.

Existem muitas variáveis nesse processo, sendo que, em alguns casos, a mistura continua sendo um pó bem fino que só é misturado com água ao final. Em outros casos, é possível bater tudo de uma vez, direto no liquidificador, reduzindo tudo a um só passo. Adicionar canela, chocolate em pó, gotinhas de doce de leite - fazer isso ao bater ou só na hora de servir -, dentre outras "gordices" e "goumertices". Tudo isso torna o seu cappuccino único e um pouco mais perfeito para você. Então, sinta-se mais que livre para testar variações dessa fórmula e ver qual delas mais lhe agrada.

Agora, se o seu problema é não ter todo esse aparato, ou querer mais praticidade, aqui vai uma segunda receita que pode ajudar.

capucino2.jpg

Primeiro, existem várias cafeterias com um sistema próprio para fazer cappuccinos, como a Versa 3 Corações. Algumas possuem entrada para cada um dos ingredientes, preparando sozinha o seu cappuccino, enquanto outras têm uma entrada específica para um sachê de cappuccino, que pode ser comprado em supermercados. Mas para uma opção mais simples, que sirva para qualquer cafeteria, ou nenhuma, aqui vai uma alternativa.

Primeiro, junte o café, o açúcar, o leite em pó e, se for de seu agrado, o chocolate em pó e a canela em um mesmo recipiente com tampa, ou no liquidificador. Bata (ou chacoalhe) a mistura até que ela fique com uma cara homogênea, como um pó de um mesmo material. Em seguida, basta usar esse pó como se fosse pó de café. Passe-o em água quente num coador tradicional ou em uma cafeteira, e o cappuccino virá até você. O cappuccino não tem a mesma camada que aquele que é preparado em duas partes e armazenado, mas ainda tem o mesmo sabor e pode ser preparado on demand, sem pedir tanto do seu tempo.

Facebook Twitter Google+ Pinterest
(0 votes)

Deixe um Comentário

×

Log in